Secretária de Saúde apresenta Audiência Pública na Câmara Municipal

por José Mendes de Menezes Junior publicado 20/03/2018 18h50, última modificação 30/03/2020 11h46
Secretária de Saúde apresenta Audiência Pública na Câmara Municipal

Secretária de Saúde Edna Veloso

Foi realizada, na Câmara Municipal, Audiência Pública para apresentação do Relatório Anual de Gestão 2017, da Secretaria Municipal de Saúde de Araguatins. Durante a apresentação, a equipe técnica da pasta mostrou dados sobre os investimentos financeiros e atendimentos à população, com aplicação dos recursos em ações e serviços de saúde e percentual constitucional.

Em sua fala a secretária municipal de Saúde, Edna Veloso Gonçalves Antunes, falou sobre a situação que encontrou a pasta e as medidas que vem tomando para reverter o quadro que foi considerado preocupante. Edna fez questão de destacar questões como o surto de malária que veio a tona logo no inicio de 2017, relatando que o fato não se deve a atual gestão, mas que as medidas foram tomadas para o controle e mostrou dados atuais que comprovariam uma drástica queda e controle da situação.
Edna ainda destacou a dificuldade da Saúde nas três esferas, a nacional, estadual e municipal e disse ainda que pegou uma pasta com falta de medicamentos e médicos, mas que vem atuando com transparência e ações, conseguindo resolver esse e outros problemas.

A gestora destacou ainda que o município tem projetos para ampliação da estrutura do Hospital Municipal, para realização de cirurgias e partos, e que a pasta está buscando as parcerias junto ao Governo Federal e Estadual para a efetivação, no apoio ao custeio dos profissionais. Edna também rechaçou os boatos sobre a questão de fechamento do Hospital Municipal. Ele explicou que essa hipótese não existe e o que aconteceu foi a vinda de uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde para levantar a situação da Unidade Hospitalar e posterior avaliação da ajuda que poderá ser oferecida pelo Governo.

Os vereadores também tiveram oportunidade de se pronunciar. Ian Cavalcante (PPS) colocou que compreende as dificuldade e que os dados apresentados na Audiência são interessantes, mas na prática a população não estaria vendo esses resultados. Outro ponto questionados por Ian, foi a Data Base e insalubridade devida aos servidores e cobrou imediata resolução. O parlamentar também pediu prioridade para modernização do Hospital Municipal.

Messias Filho (MDB) frisou também os problemas que a Saúde vem enfrentando em todo país e lembrou que apesar de Araguatins também ter problemas, enalteceu os avanços feitos pela atual gestão. Messias disse que a situação não depende apenas do prefeito ou da secretária, mas que a parte dos dois estão sendo feitas.