Encontro Interlegis - Araguatins

por José Mendes de Menezes Junior publicado 29/06/2015 15h35, última modificação 30/03/2020 11h39
O Encontro Interlegis em Araguatins teve início na manhã desta segunda - feira.
Encontro Interlegis - Araguatins

Fala do senador

Na manhã desta segunda-feira, 29, vereadores de diversos municípios do Bico do Papagaio, deram início ao Encontro Interlegis, que pretende promover ações de modernização do Legislativo. O evento que segue até sexta-feira, dia 3, terá palestras sobre reforma política, comunicação e transparência.

O senador Vicentinho Alves (PR), primeiro secretário do Senado Federal e presidente do Conselho Nacional do Programa Interlegis, esteve presente no evento e fez a palestra de abertura.

Durante o período da tarde, começa o treinamento com os servidores das Câmaras Municipais, por meio da Oficina de Portal Modelo, que é um sistema de gerenciamento de conteúdos na internet. O Portal é uma ferramenta desenvolvida pelos técnicos do Programa, em software livre, que possibilita às Câmaras terem a sua página na internet. Tanto o Portal quando sua hospedagem (que pode ser feita no datacenter do Interlegis) são gratuitos. Ao final do treinamento, que não requer conhecimentos aprofundados de informática, as Câmaras já estarão com o site no ar, adotando ainda o domínio .leg, que identifica o Legislativo na internet.

Já na quinta e sexta-feira, dias 2 e 3 de julho, os servidores do legislativo aprenderão a implantar e utilizar o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que informatiza todo o processo legislativo das Câmaras, desde a inserção de dados sobre tramitação de propostas, composição da Mesa Diretora e das comissões até a organização e acompanhamento das sessões plenárias.

Os treinamentos sobre da Oficina de Portal Modelo serão todos realizados no laboratório de informática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO).